sexta-feira, 20 de maio de 2011

A Dupla da Praia

Não dá pra falar de praia no Rio sem pensar nessa dupla. Tradição é o que não falta. Sempre fresquinhos, tanto o Biscoito Globo quanto o Matte fazem muito sucesso por aqui, e por isso merecem uma homenagem.

Há quem goste do matte com limão, misturando-os diretamente no copo, na proporção que quiser. Eu prefiro puro!

Embora as pessoas falem que o matte vendido na praia, através dos galões, tenham níveis altíssimos de coliformes fecais, ele está sempre na temperatura certa e com o mesmo sabor de sempre. Por isso, nem dou bola para essas pessoas frescas que não apreciam os verdadeiros sabores da vida. Nunca tive qualquer tipo de problema por conta disso e tenho certeza de que jamais terei. Os bons sabores serão sempre nossos aliados. 

Sem falar do também tradicional "chorinho", obrigação de todo vendedor da praia. Afinal, não dá pra se contentar apenas com um copo. É um espécie de "os 10% do garçom na ordem inversa...". Geralmente os meus giram em torno de 60% do copo.

Já o Biscoito Globo, é considerado um verdadeiro patrimônio da cidade. Feito diariamente em sua fábrica, na Lapa, é o "ganha-pão" de muita gente. Uma vez li que sua fabricação não ganha outras proporções justamente por causa desse pessoal, que vive de sua venda. Eles chegam por volta de 2hs da manhã e começam a fazer fila na porta da fábrica para poder retirar seus sacos de 50 unidades, geralmente na proporção (60-40), salgados e doces, respectivamente. Por isso sua venda é feita de forma ambulante, até hoje.

Sentiu falta das empadas? Eu também. Em breve elas estarão aqui.

Copacabana e a "dupla da praia"

Um comentário:

  1. Muito bom esse post!! Eu amo biscoito Globo....e na praia ele tem um gostinho especial! Muito bom mesmo, adorei!
    A história do biscoito ajudando os vendedores realmente é emocionante. Já li e me deu mais satisfação ainda em consumi-los! :)
    Aguardo sobre as empadinhas!!! hehehe

    ResponderExcluir