sexta-feira, 18 de março de 2011

Expresso Brasil-Japão

Resolvi falar sobre comida japonesa hoje por três motivos: Pelo momento difícil vivido no Japão, por eu ter me apaixonado pela comida, e o mais interessante dos três, pelo blog estar sendo acessado de lá. Só na última semana, foram 3 acessos oriundos da terra do sol nascente. Não me recordo de algum conhecido estar por lá, e gostaria muito que, se todos acessos tiverem sido feitos pela mesma pessoa, que ela deixasse um comentário. Fiquei muito feliz com isso. Seria ela brasileira? Japonesa? Enfim, torço pela sua manifestação.

Falando da comida japonesa, há pouco mais de um ano eu era capaz de cuspir qualquer item desta culinária. Mas o fato de me fascinar com o ritual que as pessoas tinham ao comer, a maneira como as peças costumam vir dispostas no prato, além de ficar excluído, as vezes, de determinados eventos, foram as forças que eu precisava para reverter essa situação. Comecei pelo Hot Philadelphia, que por ser quente e frito, se aproxima do paladar que estou acostumado. Acredito ser a melhor maneira de se iniciar nesta aventura sem volta. O lado negativo é o preço. Depois de alguns meses tentando me acostumar, percebi que estava viciado, e queria comer todos os fins de semana (outro sintoma de iniciantes), e senti no bolso que deveria pisar no freio. Hoje, numa escala de 1 a 5, acredito ainda estar no nível 3. Só chegarei ao nível 5 com o aval da minha amiga Tatianna Togashi. Descendente de japoneses, sempre ouvi dela que no Rio não se come comida japonesa de verdade... 

Tenho muito mais a falar desta culinária nos próximos posts, e para ilustrar, escolhi a foto das peças que mais gosto: Hot e Sashimi de salmão. A foto foi tirada no Kotobuki, restaurante que fui apenas uma vez e "go(a)stei" muito. 

15 comentários:

  1. Grande camarada Tiozão!!
    Cara, o que vc escreveu nesse post nada mais é que a simples verdade. Lembro-me de quando não suportava comida japonesa, mas com o tempo e com algum esforço gastronômico para provar diversas vezes algumas peças, tomei gosto pela coisa e hj, às vezes, sinto falta desse paladar.
    Verdade que já ouvi pessoas afirmando que essa não é a verdadeira comida japonesa, mas pouco importa, já que já pude ser cobaia de provar uma comida "típica brasileira" em outros países, que, sem sombra de dúvidas, não tinha nada de brasileiro, a começar pelos ingredientes.
    Continue com o blog que é bem interessante, principalmente aqueles que vc dá dicas de onde comer determinadas comidas.

    Nao poderia faltar: continuo aguardando um outro churrasco seu! Notaaaaaaa: 10!!! ahahahah

    abraços
    Marcelo Villela

    ResponderExcluir
  2. Sensacional esse post! Realmente é a pura verdade!
    Presenciei sua "iniciação" na culinária japonesa, o que fez com que eu me aprofundasse mais também.
    Infelizmente, pagamos um preço caro ao gostarmos desse tipo de comida, mas para bons apreciadores como nós, vale a pena!!! É muito gostoso e saudável! Parabéns pelo Blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Vamos lá... Eu acho a idéia do Blog bastante interessante. Inclusive, esta idéia partiu de uma conversa que tivemos no estabelecimento cuja coxinha de galinha é a mais saborosa do Rio de Janeiro (Vilamore). Até agora vi algumas graves e antiéticas mentiras e injustiças, além de apropriação de idéias sem o crédito para o inventor de tais. Enfim.. Até que estas coisas não sejam providenciadas, não acesso mais o blog. rs. Abs, Você sabe quem é. Não preciso colocar meu nome. tá.. uma dica.. eu coloquei o seu apelido de Titcho... que agora está sendo conhecido até no Japão.

    ResponderExcluir
  4. Sua crítica pra mim é um prazer. Ainda estou te esperando para escrever junto comigo.

    ResponderExcluir
  5. Tiozão,

    O blog está ótimo!

    Sabia q eu comecei a gostar de japa no seu aniversário no frontera?

    Nossa, a foto está tão bonita que eu fiquei com vontade de comer....

    Oh, tem uma temakeria no baico gávea muito boa... o nome é Pe'ahi... tem temaki de hot, só que como se fosse o temaki de filadélfia inteiro frito... não é como no koni que tem os pedaços de hot dentro.... #ficaadica#

    Bjsss parabenss

    carol belchior

    ResponderExcluir
  6. "...capaz de cuspir qualquer item desta culinária."

    Eu ainda estou nesse tempo. Um dia tomo coragem para encarar essas opções!

    ResponderExcluir
  7. Aos que ainda não gostam de japa e querem entrar para o time, comecem pelo Hot... e deixe o makimono (Hot sem o empanado) por último... pra mim é o maior desafio... até hj eu ainda não gosto muito...

    Mas preparem-se, pq gostar sashimi de salmão é um caminho sem volta...

    ResponderExcluir
  8. Grande Tiozão.

    Vim aqui prestigiar essa sua empreitada de escrever sobre suas experiências gastronômicas.

    Sou viciado em comida japonesa também e consegui fazer a Luciana, que antigamente não suportava nem sentir o cheiro, também gostar, apesar de que com algumas ressalvas, como só comer peças que são fritas. Por isso, aconselho a quem também seja assim a ir no Tosaka, no Downtown, pois lá existe uma variedade bem interessante de peças quentes.

    Abração
    Rodrigo Corune

    ResponderExcluir
  9. Eu odeio comida japonesa, um dia te conto a história! Mas seu texto está ótimo, o blog um barato! Está de parabéns, meu amigo! Vou divulgar na minha lista de contatos!! E, depois desse texto, até me arrisco a comer um hot philadelfia com você qq. dia desses, camarada! Ah, também estou com um blog: www.docesatritos.blogspot.com!

    ResponderExcluir
  10. Bêee!!!!! Que bom que você se acostumou e se apaixonou pela culinária japonesa!!!!!! Tenho ótimos restaurantes para indicar.... vamos??????????????
    Saudadess!!!!
    Luana

    ResponderExcluir
  11. Oi Luana! Vamos marcar sim! Tem alguma boa sugestão?

    ResponderExcluir
  12. Tiozão,
    Hoje é a primeira vez que entro no seu blog ! Gostaria de dizer que o Felipe Neto foi um cara que começou a postar vídeos no Youtube fazendo críticas e o MKT viral dos seus vídeo o fez o novo garoto propaganda do curso de inglês Wise Up... Quem sabe vc não será o próximo escritor do especial Comer & Beber ?!?!

    Mas tratando-se do assunto COMIDA JAPONESA... fiquei bastante decepcionado na última 5ª feira à noite, pois fui jantar com o João Vitor e a irmã do Baleia no Via China. Depois de aproximadamente 1 hora dentro do restaurante, numa escala de 0 à 100% de satisfeito, estávamos em 80% aproximadamente, quando de repente em um makimono de salmão com atum, eu me deparo com uma espinha gigante ! Isso sem falar que o atendimento estava péssimo.

    ResponderExcluir
  13. Batata, obrigado por postar e espero aprecie sempre o meu blog.

    Não vou ao Via China há muito tempo... desde a época do Palas, eu acho. Segundo o Renato (especialista em japonês), o Via China é ridículo... do tipo nota 0...

    Na Tijuca, já ouvi falar muito bem do Mitsuba, perto do Colégio Militar. Lá não tem rodízio, mas vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  14. Bernardo, depois de muita resistência, também me entreguei a esse mundo da comida japonesa... quando combinar um rodízio, favor chamar! Abs!

    ResponderExcluir
  15. Japonês é assim mesmo, você começa com um hot e quando ve... Está viciado!

    ResponderExcluir